Notícias

Celebre a Páscoa com os pequenos!

31 de Março de 2021

A história da Páscoa

É verdade que a festa tem sua origem na religião, mas você sabia que a Páscoa já era celebrada bem antes da história de Jesus? Para os judeus, a Páscoa representa, até hoje, uma festa comemorando a liberdade do povo hebreu, que vivia em escravidão no Egito. Tradicionalmente, essa festa era realizada próxima ao período em que começa a primavera no hemisfério norte, ou seja, entre março e abril.

Como toda a história sobre a condenação, morte e ressurreição de Jesus aconteceu durante a celebração da Páscoa dos judeus, os cristãos ressignificaram a data, tornando-a a festa mais importante do ano na Igreja e centro da fé cristã.

Os símbolos da Páscoa moderna

Favoritos das crianças, o coelho e os ovos são símbolos que foram associados à Páscoa por outras culturas, ao longo dos séculos. Para muitos povos, os ovinhos e o coelho representam a fertilidade, a continuidade da vida, e por isso foram agregados à celebração da Páscoa, que hoje é, acima de tudo, uma festa para honrar com alegria a nossa vida.

A data da Páscoa muda a cada ano?

Sim! Durante o Concílio de Niceia, no ano 325 d.C, as autoridades determinaram que a Páscoa dos cristãos seria comemorada sempre no primeiro domingo depois da lua cheia seguinte ao equinócio de primavera (que aqui no hemisfério sul é o início do outono)

Partindo desse cálculo, que é adotado até hoje, podemos afirmar que a Páscoa, nos próximos anos, será comemorada nas seguintes datas:

2021: 4 de abril

2022: 17 de abril

2023: 9 de abril

2024: 31 de março

2025: 20 de abril

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a Páscoa? Então compartilhe esse conhecimento com os pequenos, afinal, trata-se de uma festa super importante e aguardada por eles! Aproveite o clima gostoso da Páscoa para curtir a companhia da família e passar um tempo de qualidade se divertindo com seus filhos; essa é a mais pura celebração da vida. Feliz Páscoa!