Notícias

Brincadeiras e jogos para o desenvolvimento das crianças

05 de Fevereiro de 2020

Jogos e brincadeiras são os passatempos perfeitos para manter as crianças ocupadas, seja no recreio, nas férias ou em dias de chuva. Além de serem super divertidas, essas atividades também são muito importantes para desenvolver vários aspectos dos pequenos. Com os jogos, eles aprendem várias coisas (ou trabalham conhecimentos já trazidos da escola), além de se acostumarem a criar e organizar novos cenários de brincadeiras, cada um com suas regras. A melhor parte é que a família toda pode participar, fortalecendo os laços de união e criando um ambiente mais amigável em casa.

Alguns benefícios dos jogos educativos para as crianças:

    ·Jogos como labirinto e caça-palavras exercitam a atenção e o raciocínio;

    ·Atividades do tipo “faça você mesmo” (desenho, pintura, esculturas, maquetes, etc.) podem ajudar a criança a descobrir potenciais artísticos e criativos;

    ·Jogos de perguntas e respostas estimulam o aprendizado por meio dos desafios.

Conheça alguns jogos para estimular as crianças e divertir toda a família:

Amarelinha: Simples e divertida, a brincadeira consiste em pular pelo traçado desenhado no chão, com um ou os dois pés, conforme a sequência do jogo. Para brincar, basta jogar uma pedrinha ou um objeto pequeno na primeira casa e pular por todas as outras até chegar ao final. Na volta, a criança deve recuperar a pedrinha. Para dificultar, podem ser sugeridos desafios: pular com um pé só em todas as casas, pular com a mão na cabeça ou cantando uma música. Uma brincadeira bem ativa e divertida para desenvolver várias capacidades motoras e de concentração.

Mímica: Dividam os participantes em dois grupos e escolham um tema – filmes, por exemplo. A cada rodada, um jogador do time precisa representar o nome de um filme, mas sem falar! O nome do filme deve ser adivinhado pelo restante do seu próprio grupo em um determinado tempo. Ganha o time que adivinhar mais. Podem mudar o tema para músicas, personagens, animais e o que mais sua imaginação permitir! As risadas são garantidas!

Dança das cadeiras: Uma das brincadeiras mais presentes em festas de criança, a dança da cadeira exige concentração, agilidade e um pouquinho de sorte dos jogadores. Para brincar, é preciso colocar as cadeiras em círculo – uma cadeira a menos do que o número de participantes. As crianças devem andar dançando em torno do círculo ao som de uma música bem animada. Quando a música parar, todos têm que se sentar. Quem ficar sem lugar deve sair do jogo, e retira-se mais uma cadeira para a próxima rodada. O jogo termina quando restar apenas uma criança sentada.

(Crédito imagem: https://www.xalingo.com.br/blog/2014/04/quem-nunca-brincou-de-danca-das-cadeiras-2/)


Adivinhação: Cada participante recebe o nome de um personagem ou pessoa famosa, que deve ser colado na sua testa. Todos podem ver os nomes dos outros jogadores, menos os seus próprios, que devem ser adivinhados. A cada rodada, o jogador tem direito a uma pergunta e um palpite. Caso não saiba, a vez é do próximo jogador, até que alguém descubra o seu. Ah, importante: as respostas só podem ser sim ou não. Exemplos: “sou homem?” e “sou um personagem da Disney?”. O legal é que dá para fazer personagens mais fáceis para as crianças e mais desafiadores para os adultos, ao mesmo tempo.

Jogo das diferenças: Perfeito para desenvolver a memória, capacidade de observação e concentração. Basta pedir que a criança observe o ambiente (ou um grupo de objetos) e em seguida feche os olhos ou saia do local. Ao retornar, a criança deve descobrir o que mudou no ambiente – se está faltando algum objeto, se alguma coisa foi adicionada ou se algo está diferente.

(Créditos imagem: Canal Youtube Brinquedos Estrela)

Brincadeira é coisa séria! O mundo da imaginação, fantasia e desejos de uma criança tem um grande poder no seu desenvolvimento, seja para aprender coisas novas, treinar a memória ou se acostumar a lidar com regras, vitórias e derrotas de forma digna. Os jogos servem para unir o conhecimento à brincadeira, deixando tudo mais divertido e gostoso de ser aprendido