Notícias

Brincadeiras e jogos para aproveitar em casa

15 de Abril de 2020

Quando as crianças ficam muito tempo em casa, é comum que se sintam entediadas, afinal, sua rotina de atividades costuma ser bem dinâmica, e elas gostam disso por terem muita energia para gastar. Então, os pais precisam ser criativos para entreter os pequenos dentro de casa, com jogos e brincadeiras que possam distraí-los e até ajudar no seu desenvolvimento e aprendizado.
Confira algumas ideias de atividades para fazer em casa com as crianças:

1. Faça você mesmo!

Melhor do que apenas entreter as crianças, as atividades que contam com a participação dos pais e irmãos mais velhos são sempre uma ótima opção para prender a atenção dos pequenos, além de permitir que a família tenha um momento de união e diversão. Com papel, cola, fitas coloridas, tintas, caixas de papelão, tecidos, barbantes, etc., a criança pode confeccionar o próprio brinquedo em casa, com as próprias mãos e dando sua personalidade a ele, que será um brinquedo único no mundo! O mais legal nessa dica é que todos podem ajudar, e logo as ideias começam a surgir para a criação de outros objetos também, conforme os interesses de cada um. Quando você menos esperar, terá uma oficina de invenções em casa, algo simples, lúdico, artístico e divertido para unir toda a família em torno de um projeto criativo!

Clique AQUI e confira uma super dica no IGTV do instagram da Milon <3

2. Assistir desenhos animados!

Aí está algo que os pequenos adoram: assistir desenhos! Nesse período em casa, que tal indicar para eles desenhos animados divertidos e, ao mesmo tempo, educativos?
Confira algumas sugestões:

O Show da Luna – Um verdadeiro show de ciências protagonizado pela pequena Luna, com roteiros lúdicos e criativos e canções que vão conquistar as crianças!

A Casa do Mickey Mouse – Os personagens clássicos da Disney, em estilo 3D, resolvempequenos enigmas usando raciocínio lógico, daquele jeito encantador que as crianças conhecem e amam.

Peixonauta – A protagonista, Marina, lidera um grupo de amigos coloridos e divertidos engajados na proteção ao meio ambiente.

Doki – Um cachorrinho que, a cada episódio, ensina coisas importantes para as crianças de forma bem simples, como cores, formas geométricas, aprender a lavar as mãos, respeitar os pais, dividir os brinquedos, etc.

Dora, a Aventureira – Dora e seu melhor amigo, o macaco Botas, solucionam problemas e vivem aventuras, sempre com persistência, calma e coragem. A garotinha interage com o espectador, trabalhando noções gerais da língua inglesa, matemática e letras.

Go, Diego, Go! – Diego é primo da Dora, a Aventureira, e vive suas próprias descobertas em um estilo de desenho semelhante, mas com maior foco no conhecimento e proteção dos animais.

Doutora Brinquedos – Uma garotinha que “cuida” dos seus brinquedos quebrados, inspirada pela mãe, que é médica. A protagonista interage com seus bichinhos de pelúcia, bonecos, carros e caminhões, ajudando-os a lidar com o medo do desconhecido e mostrando a eles o lado positivo dos tratamentos.

3. Construir uma cabana!

Não precisa de grandes investimentos, apenas criatividade e o que já tiver em casa, como cadeiras, colchões, lençóis e mantas. Aproveite essa oportunidade para passar um tempo com seu pequeno, utilizando a tenda como o ambiente ideal para ler um livro, contar histórias, brincar e até assistir um filme em família, com muitas almofadas e pipoca!

4. Brincar de escolinha!

O aprendizado não pode parar, certo? Então, que tal aproveitar o tempo em casa e tirar um momento a cada dia para brincar de escola? As crianças adoram ter “aulas” em casa com os pais, que se transformam em professores e, com um pouco de imaginação, podem ensinar várias coisas de formas divertidas e criativas. A escolinha em casa pode até ter aulas de Artes, Educação Física e um horário de lanche!

5. Caça ao tesouro!

Para quebrar o tédio, não existe brincadeira melhor! Construa um mapa bem criativo, espalhe pistas em cada ponto marcado e deixe que os pequenos procurem os tesouros pela casa. O tesouro pode ser qualquer surpresa que eles gostem, desde um brinquedo novo bem legal até o lanche preferido, preparado sem eles saberem; o importante é a procura pelo prêmio, que, além de super divertida, também melhora o raciocínio, a concentração e ensina a seguir orientações.

6. Colorir desenhos!

Colorir é uma ótima forma de passar um tempo de qualidade com o seu filho. Trata-se de uma atividade que também é divertida para os adultos, então pode se tornar uma rotina na família, gerando bons momentos e boas memórias para todos.

Para tornar a brincadeira ainda mais interessante, você pode propor desafios, como concursos de colorir com as cores mais diferentes ou ver quem termina de colorir o mesmo desenho mais rápido. Você pode usar vários materiais diferentes, como aquarela ou giz de cera, pintar só em preto-e-branco, etc. Colorir desenhos garante horas de diversão e promete unir a família em torno de uma atividade lúdica e relaxante!

7. Cupcakes em família!

Para tornar a hora do lanche ainda mais especial enquanto estão em casa, que tal levar as crianças para a cozinha? Basta manter os pequenos longe de fogões, panelas e talheres afiados, e essa experiência, além de divertida, pode ser super educativa, ensinando noções básicas de organização, matemática, e como é importante que todos ajudem com as tarefas da casa, além de ser uma forma deliciosa de aproveitar o tempo em família!

Não sabe por onde começar? Que tal um cupcake? Os pequenos adoram, e a decoração fica por conta da imaginação deles! Segue uma receita bem simples para inspirar:

INGREDIENTES

2 ovos

1 xícara (chá) de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite

2 colheres (sopa) de manteiga derretida

1/2 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes. Coloque em forminhas e deixe em forno médio por 30 minutos. Depois de esfriar, você e os pequenos podem rechear e decorar como quiserem!

Você também pode preparar lanches saudáveis para manter a alimentação dos pequenos equilibrada e nutritiva!

8. Criar peças de teatro com fantoches!

A imaginação é o melhor recurso de uma criança que brinca dentro de casa, e os pais podem usar essa vantagem para oferecer ou criar brincadeiras usando a criatividade dos pequenos a seu favor. Para criar fantoches caseiros, não existem muitas regras: basta criar personagens a partir de objetos de uma forma que possam ser movimentados pelas crianças, seja com as mãos, com palitos compridos, cordões ou até jogos de sombras! Esse projeto pode incluir atividades como crochê, origami, recorte, pintura e tudo o mais que a imaginação permitir.

Usando a criatividade e os adereços certos, meias velhas podem se tornar princesas, bruxas, dragões, reis, entre tantos outros bonequinhos que as crianças movimentam com as mãos por dentro. O cenário pode ser feito com origamis (barquinhos e passarinhos de papel, por exemplo), com arte em material reciclado capaz de formar reinos inteiros, ou até com uma adaptação nos móveis da casa. Depois, é só criar uma história bem legal, encenar e mostrar aos amigos!

Seguindo essas ideias, com certeza os dias em casa com as crianças serão muito mais produtivos e divertidos para todos, afinal, nada é mais importante do que manter a família unida, segura e feliz!