Notícias

Atividades em família para todo mundo brincar junto!

01 de Maio de 2020

Atividades em família para todo mundo brincar junto!

Ficar em casa mexe com a rotina de todos: os pais vão, aos poucos, mudando o sistema de trabalho, enquanto os filhos precisam se entreter sem as atividades da escola, os cursinhos ou passeios. Por outro lado, esse período também pode render bons momentos em família, afinal, estarão todos juntos, convivendo mais, reforçando os laços afetivos e se conhecendo melhor.

Para enriquecer essa experiência, separamos algumas atividades bem simples e divertidas para toda a família curtir junto, onde todos podem brincar, se distrair e viver momentos legais com as pessoas que amam.

Pintura com texturas, para soltar a imaginação!

Vocês podem utilizar muita coisa que já tem em casa, como flores e folhas, rolhas, molas, algodão, plástico bolha, feltro, tintas, folhas de papel e qualquer outra coisa que acharem interessante.

Com esses materiais e um pouco de criatividade, dá para criar pinturas incríveis! Vocês podem trocar dicas de técnicas de pintura (as crianças aprendem muito sobre Arte na escola!), e cada um pode decorar um cômodo da casa, ou o seu próprio quarto!

Que tal um jogo de tabuleiro?

Jogos de tabuleiro são ótimas opções para a família toda brincar! São divertidos, garantem horas de entretenimento e ainda podem ensinar muito sobre concentração, seguir regras, saber perder e saber ganhar. Sabe aquele seu antigo jogo que divertiu você e seus amigos durante tantos dias de chuva? Então, é hora de tirar ele de cima do armário e ensinar aos seus filhos o valor desses momentos!

Se não tiver nenhum jogo de tabuleiro em casa, alternativas como jogos de memória, quebra-cabeças, jogos simples de cartas ou dominó também servem!


Desafio do teatro de fantoches

Em algum momento bem aleatório, instigue sua família a criar fantoches para que, depois, todos juntos façam um grande espetáculo improvisado. É quando nossa criatividade é desafiada que surgem os resultados mais inesperados, e você vai perceber que fantoches não precisam ser sempre de meias quando começarem a aparecer palitos com bolinhas de isopor, luvas, bichinhos de pelúcia cheios de estilo e até colheres de plástico decoradas!

Nada deve ser planejado, nem mesmo o roteiro do teatro, e os personagens devem ser secretos até a hora da apresentação, esse é o desafio! Para tornar a atividade ainda mais interessante, que tal deixar um celular gravando a peça e postar no grupo da família, desafiando as outras casas a fazerem o mesmo?

Soltem a voz!

Para quem gosta de cantar, essa é uma atividade que rende horas de diversão, e não é preciso ter um karaokê profissional em casa. Vocês podem cantar todos juntos, sozinhos ou em duetos, fazer covers de bandas ou artistas, propor um show de talentos em vídeo (aí seria legal ter outras famílias participando também, imaginem o sucesso!) ou até interpretar as músicas criando um videoclipe caseiro.

Não sabe cantar? Então dance! Crie paródias engraçadas! Duble as letras! Crie instrumentos musicais em casa com potes, garrafas, tampinhas... de qualquer forma, a música é sempre uma ótima ideia para animar a casa e mostrar os talentos artísticos que talvez estejam adormecidos!

Rever fotos antigas

Só de pensar, já bate aquela nostalgia, né? Então, é hora de revirar o baú e achar aqueles álbuns antigos que você parou de rever quando as fotos se tornaram digitais.

Olhem cada foto com calma, percebam os detalhes, a diferença de cada época, e não esqueça de explicar a história da foto para as crianças. Algumas imagens vão fazer a família toda rir, outras vão despertar uma grande saudade; o importante é compartilhar essas emoções com as pessoas que você ama. Rever fotos é uma atividade relaxante e que desperta a sensibilidade, então é uma boa opção para o fim do dia.

Enquanto estiver em casa, curta o tempo com a família; você com certeza vai sentir falta disso quando a rotina recomeçar. Envolva-se no fazer, suje as mãos de tinta, compartilhe conhecimentos, permita-se momentos de diversão, estimule sempre a criatividade e a união. O mundo está se transformando, e pode começar pela sua casa!