Notícias

Alimente-se bem durante a gravidez

08 de Novembro de 2019

A gravidez é uma fase que traz muitas novidades na vida da mulher, e as mudanças físicas são notadas claramente durante esse período. Por isso, a futura mamãe precisa alterar sua rotina de alimentação, de forma que não prejudique nem a si mesma e nem ao bebê. Confira algumas sugestões para se alimentar bem, sem mitos e sem dietas mirabolantes, durante esse tempo maravilhoso que é a gestação.

Como surgem os desejos e como lidar com eles?

Apesar do que muitos pensam, os desejos não são “caprichos das grávidas”. Em geral, eles acontecem no começo da gravidez, quando a mudança hormonal é mais intensa. Essas alterações afetam o apetite da futura mamãe, que simplesmente pode passar a preferir alimentos que antes não consumia.

Como os desejos geralmente são passageiros, eles não representam nenhum risco para a saúde do bebê ou da gestante. Mas ficar sem se alimentar ou pular refeições pode levar ao aumento dos desejos; por isso, tente comer a cada três horas, seguindo as orientações do profissional que lhe acompanha.

IMPORTANTE: caso a futura mamãe não consiga satisfazer seu desejo, não há perigo nenhum para o bebê! A criança nascer “parecida” com aquilo que a mãe não conseguiu comer trata-se apenas de um mito popular bem antigo.

Dieta sem neuras para uma gravidez feliz

A alimentação saudável durante a gravidez é um dos principais desafios das gestantes, especialmente quando surgem os desejos. O ideal é uma dieta equilibrada, comendo a cada três horas no dia. É recomendado que a gestante faça cerca de seis refeições pequenas.

Ferro e ácido fólico: Essenciais para formar o sistema nervoso do bebê de forma saudável. Feijão e lentilhas são alimentos ricos nas duas vitaminas.

Inclua peixes no cardápio: Pode ser assado, grelhado ou ensopado, como você preferir. O importante é comer sempre, pois são ricos em ômega 3 e 6, que ajudam no desenvolvimento cerebral do bebê.

Carnes magras: Além do peixe, frango também é ótimo para as gestantes, por ser fonte de proteínas, minerais, vitaminas e gorduras boas – como “os ômegas” dos peixes .

Cereais, legumes e frutas: São fontes de uma variedade enorme de vitaminas, além de serem uma delícia! Lave muito bem todos eles antes de consumir, e, se possível, tire as cascas.

Leite e derivados: São fonte de cálcio, proteínas e aminoácidos, que ajudam muito no desenvolvimento do pequeno. Lembre-se de ferver o leite antes de consumir.

O que evitar:

Comidas cruas: Fora de casa, não coma saladas ou frutas com casca - como você não sabe se foram bem lavados, há perigo de intoxicação alimentar. Já peixes e carnes cruas devem ser evitados pelo risco de toxoplasmose.

Bebidas alcoólicas ou estimulantes: Vários estudos mostram que grávidas não devem consumir bebidas com álcool, por causa do risco de malformação fetal. Já bebidas energéticas elevam a pressão arterial e estão cheias de conservantes. Café, só com moderação.

Comer bem durante a gravidez é um desafio que todas as gestantes devem vencer; e não se preocupe com o ganho de peso: ele vai ocorrer de qualquer forma! O importante é manter uma dieta rica em nutrientes, e a recomendação é simples: quanto maior a variedade de cores no prato, mais nutrientes a mamãe e o bebê irão receber!