Notícias

A origem do Dia das Crianças

08 de Outubro de 2019

Dia 12 de outubro é uma das datas preferidas entre as crianças, um dia inteiro dedicado a elas!

Mas você sabe como surgiu a celebração dessa data?

No dia 12 de outubro de 1923, quando o Rio de Janeiro ainda era capital do Brasil, o país sediou o Congresso Sul-Americano da Criança, onde foram discutidas várias questões importantes para o desenvolvimento dos pequenos. Um político notou a comoção provocada pelo tema na época e criou uma lei propondo que 12 de outubro seria o Dia das Crianças no Brasil.

Mas a data custou a pegar. Não havia feriado e ninguém se importava muito com ela. Só nos anos 1950, uma grande campanha de marketing criou o Dia das Crianças como conhecemos hoje.

A SEMANA DO BEBÊ ROBUSTO FOI UMA PROMOÇÃO CONJUNTA ENTRE DUAS GRANDES EMPRESAS DE PRODUTOS INFANTIS. ERA UMA AÇÃO QUE ENVOLVIA A POPULAÇÃO, POIS OS CLIENTES ERAM CONVIDADOS A ENVIAR FOTOS DE SEUS FILHOS - DE 6 MESES A 2 ANOS. HAVIA PUBLICIDADE E UM PRÊMIO EM DINHEIRO PARA A MELHOR FOTO!

Com o tempo, outras empresas gostaram da ideia de ter um período focado nas crianças, e logo a “Semana do Bebê Robusto” se tornou “Semana da Criança”. Desde então, todo brasileiro sabe: dia 12 de outubro é dia de presentear as crianças!

Mas, não se engane. O feriado brasileiro de 12 de outubro não tem nada a ver com o Dia das Crianças. A data foi criada em 1980 por causa de Nossa Senhora Aparecida, a santa católica considerada padroeira do Brasil.

O DIA DAS CRIANÇAS EM OUTROS PAÍSES

Ao redor do mundo, vários lugares celebram o Dia das Crianças, mas em outras datas.

Dia 20 de novembro é considerado o Dia Mundial da Criança, porque foi neste dia, em 1959, que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança. França, Inglaterra, Canadá e muitos outros celebram essa data. Mas há vários exemplos diferentes. Em Portugal, as crianças são homenageadas dia 1º de junho. A Austrália adotou a última quarta-feira de outubro. Na Argentina, é o segundo domingo de agosto (que, no Brasil, é o Dia dos Pais!).

O calendário mais curioso é o do Japão, que tem uma data para meninas (3 de março) e outra para meninos (5 de maio).

O Dia das Crianças é importante para todos, pois celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários durante essa fase da vida. Aproveite esse dia com seu filho, não só oferecendo presentes, mas também com passeios, atividades ou momentos especiais em família!