Notícias

A importância do pré-natal para mamães e bebês

24 de Fevereiro de 2021

O que é o pré-natal?

Chamamos de “pré-natal” o acompanhamento médico que a futura mamãe faz durante o período de gestação, desde o momento em que a gravidez é confirmada até o parto. Além de monitorar a gestante para prevenir e diagnosticar precocemente doenças e problemas que podem se agravar, o pré-natal também orienta a mulher sobre temas importantes referentes à maternidade.

Depois do nascimento da criança, é necessário continuar esse acompanhamento, mas ele passa a receber o nome de “acompanhamento puerperal”.

Tipos diferentes de pré-natal

Existem dois níveis de acompanhamento médico para a mulher durante a gravidez, e ela deve seguir o que for mais aconselhável para sua condição:

Pré-natal de risco habitual: destinado à mamãe que não apresenta nenhum tipo de comorbidade (duas ou mais doenças simultâneas) ou alguma doença que possa se agravar no período da gravidez.

Pré-natal de alto risco: destinado a mulheres que já possuem ou que tendem a desenvolver durante a gravidez algum fator patológico que pode afetar diretamente a gestação, como mulheres que já são hipertensas, por exemplo. Nessa fase tão importante de vigilância e cuidados, elas precisam de um acompanhamento de alto risco, ou seja, um olhar especializado do médico obstetra ou outros especialistas, dependendo do problema.

Que profissionais procurar para realizar o acompanhamento?

O pré-natal de risco habitual pode ser feito pelos enfermeiros ou médicos da unidade básica de saúde, não precisa ser necessariamente um médico obstetra. Os atendimentos dos enfermeiros podem ser intercalados com as consultas médicas sem problemas.

Já no caso do alto risco, será necessária uma equipe múltipla. Além do obstetra que realizará o acompanhamento, você terá de contar com uma enfermeira obstetra, nutricionista, psicólogo e até um fisioterapeuta, dependendo de cada caso. Para atender a esses quadros, existem em quase todos os municípios unidades específicas que fazem o acompanhamento de alto risco da mamãe, que não são as unidades básicas de saúde.

Existe um número ideal de consultas?

O Ministério da Saúde recomenda que o número mínimo seja de seis consultas durante a gestação, mas infelizmente muitas mulheres são relutantes em cumprir essa medida ou descobrem a gravidez já com 18 a 20 semanas de gestação, e aí não há espaço hábil dentro do período para a realização de todas as consultas; por isso, esse número mágico quase nunca é alcançado

Qual a importância do pré-natal na gestação?

Um pré-natal bem feito impacta não só na mulher, mas também em todo o processo do nascimento e no bebê que está vindo, sendo considerado tão importante quanto o parto em si.

Uma mamãe que recebeu a orientação adequada e cumpriu todas as etapas do pré-natal está mais preparada para o momento do nascimento da criança, e a equipe médica envolvida no parto também terá mais informações sobre a saúde da mãe e do bebê para ajudá-la da melhor forma e evitar complicações que podem agravar a situação de ambos.

Durante o pré-natal, a palavra de ordem é: monitoramento.

É de suma importância monitorar a pressão arterial da mãe para verificar qualquer tipo de alteração. Algumas mulheres desenvolvem doenças hipertensivas na gestação, e, com o acompanhamento certo, é possível controlar a evolução do caso com medicamentos, atividades físicas e boa alimentação, para que nem a mamãe e nem o pequenino sejam prejudicados.

Além disso, com os exames laboratoriais e o monitoramento correto durante o pré-natal, é possível prevenir e tratar infecções urinárias, obesidade na gravidez, diabetes gestacional e vários outros fatores que podem complicar a saúde da mãe durante a gravidez e também o nascimento da criança.

O pré-natal além de ser primordial, é um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente para todas as mulheres. Todas as gestantes têm o direito de serem acompanhadas, acolhidas e receberem toda a assistência necessária para o período.

Seguindo corretamente as orientações dos profissionais nesse período, você terá uma gravidez mais sadia e feliz, e seu bebê terá mais chances de se desenvolver e nascer com mais saúde!