Notícias

A importância do Outubro Rosa

14 de Outubro de 2020

O mês de outubro já se tornou conhecido pela campanha Outubro Rosa, que mobiliza pessoas e organizações em todo o mundo, usando a cor rosa como símbolo do engajamento. Mas você sabe por que essa campanha é tão importante?

O que é?

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

História do Outubro Rosa

O movimento pela conscientização e luta contra o câncer de mama começou a surgir em 1990, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, que se repete até hoje na cidade de Nova Iorque. Entretanto, apenas em 1997 algumas entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje em dia, ações relacionadas ao chamado Outubro Rosa são realizadas em vários lugares do mundo.

A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais referentes à saúde das mulheres também costumam ser reforçadas durante o mês.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. Desde 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em vários lugares.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer de mama precocemente aumenta muito as chances de cura, sendo que até 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de serem completamente curados. Por isso, a mamografia é indispensável, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas em um ano, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

A Milon apoia a campanha Outubro Rosa, acolhendo igualmente a todos e orientando para a conscientização sobre algo tão importante para a manutenção da saúde, principalmente das mamães!