Notícias

A importância do contato com a natureza para os pequenos

15 de Setembro de 2021

Benefícios de estar em sintonia com a natureza

Ser um amiguinho do meio ambiente pode trazer vários benefícios para o seu pequeno, olha só:

Comidinhas da natureza: Deixar a criança ter contato com os alimentos desde a plantação até a preparação da refeição é uma ótima forma de incentivar uma alimentação mais saudável. Pegar frutas do pé, cultivar e colher verduras e legumes, descobrir como os alimentos são processados e a diferença entre eles, toda essa aproximação dos pequenos com a alimentação é super positiva!

Desenvolvimento ao ar livre: Quando a criança interage com a natureza, estimula o desenvolvimento de características como a autonomia e a perseverança, além de várias habilidades como correr, pular, observar, desviar de pequenos obstáculos, saber exatamente onde está e para onde é seguro ir, entre tantas outras. O contato com o meio ambiente permite que as crianças tenham mais espaço e liberdade para se divertirem, brincarem e fazerem descobertas que só o ambiente natural pode oferecer.

Crianças mais criativas: Em contato com as plantas, animais e ambiente aberto, os pequenos se sentem mais inspirados, mais livres e mais à vontade para deixar a imaginação correr solta, observando, aprendendo e criando mil histórias. A natureza é considerada um fator favorável à imaginação infantil e potencializa a criatividade natural das crianças.

Defesas mais fortes para o corpo: Segundo estudos especializados, a criança que curte a natureza nos primeiros anos de vida, principalmente na companhia de animais, aumenta a diversidade de micróbios intestinais – e, ao contrário do que pode parecer, isso é algo bem positivo, pois esses micróbios ajudam a melhorar a saúde do sistema imunológico dos pequenos.

Sentidos apurados: A natureza está cheia de sons, cores, texturas, gostos e cheiros que são novidade para os pequenos, especialmente para os bebês. Isso estimula os sentidos, deixa as crianças naturalmente mais interessadas e incentiva um desenvolvimento mais saudável.

Pequenos cidadãos com consciência ambiental: O contato entre as crianças e a natureza desperta, aos poucos, o interesse em cuidar e preservar o meio ambiente, afinal, é um dos lugares favoritos para brincar e explorar. Mostrar como as árvores crescem, como os pássaros se alimentam ou como funcionam as ondas do mar é uma forma divertida de falar sobre ecologia, sustentabilidade e a necessidade de cuidar do planeta. Esse aprendizado não tem idade, e é super importante para que os pequenos se tornem cidadãos mais conscientes sobre os temas ambientais e a necessidade de viver em harmonia com a natureza.

Como saber se meu filho precisa de mais contato com o meio ambiente?

Alguns sinais mostram que talvez seja a hora certa de fazer aquele acampamento ou passeio pelo parque:

  • Ansiedade, imediatismo e falta de paciência; a natureza ensina a lidar com todas essas tensões de um jeito natural e divertido.
  • A criança quase sempre se recusa a sair de casa, mesmo morando perto de lugares com áreas verdes. Isso demonstra uma insegurança ou problema de autoestima que talvez o contato com a natureza e suas muitas possibilidades possa resolver.
  • Pouco ou nenhum conhecimento sobre a natureza. As plantas e animais geralmente despertam bastante interesse na criançada; se não é o caso do seu pequeno, talvez ele precise se familiarizar mais a esses ambientes.
  • Apresenta sintomas relacionados a hiperatividade e/ou déficit de atenção. Basicamente, a criança em muita energia e, ao mesmo tempo, demonstra dificuldade em criar brincadeiras por conta própria.
  • Contato excessivo com a tecnologia. As facilidades tecnológicas estão aí para nos ajudar, divertir e ensinar, mas é preciso manter um equilíbrio, e estimular a criança a conhecer o mundo sem ter uma tela entre ela e o ambiente é super produtivo!
  • Tem excesso de peso ou foi diagnosticada com obesidade infantil. Talvez seja hora de se exercitar mais e respirar um ar mais puro, né?
  • Qual o papel dos pais no desenvolvimento dessa relação tão importante?

    Primeiramente, é fundamental prestar atenção aos sinais apontados ali em cima. Se você perceber que o pequeno vem manifestando esses comportamentos, há algumas formas simples e naturais de estimular a criança a fazer parte desse mundo de descobertas que é o contato com o meio ambiente:

    Acima de tudo, você deve ser o exemplo, mostrar ao pequeno que é possível curtir a vida offline! Se você tiver o hábito de se exercitar ao ar livre, juntar e separar o lixo, economizar água e luz ou frequentar parques naturais, por exemplo, seu filho passará a ver esse cuidado com o ambiente como algo positivo, e logo vai querer imitar você.

    Uma ótima forma de mostrar a importância da natureza é criar uma horta em casa (mesmo que seja na varanda ou apenas em um cantinho mais arejado) e cuidar dela com todo o carinho; logo o seu zelo pela hortinha vai atrair a atenção da criança, e você poderá envolvê-la nesse projeto oferecendo funções simples, como regar as plantinhas. Ser responsável por um bichinho de estimação também ensina lições valiosas sobre respeitar a vida, o tempo e as vontades do animalzinho, mostrando que, na natureza, cada ser tem características únicas e fascinantes, e que cada coisa acontece do seu jeito, na sua hora.

    Usar a criatividade também sempre é válido para lidar com crianças! Brincar entre as árvores, fazer um passeio de bicicleta no parque... melhor ainda, que tal propor um acampamento ou um piquenique? Muitas cidades têm espaços próprios para essas atividades, locais super recomendados para a criança ter contato com a natureza. Passar o fim de semana em um hotel-fazenda também é uma ótima ideia para todo mundo relaxar e se divertir, pois tem atividades para todas as idades!

    Se você ainda não iniciou essa ponte entre as crianças e o meio ambiente, é hora de começar, mesmo que seus filhos já sejam grandinhos, pois esse cuidado e carinho pela natureza não tem idade para começar, e é algo fundamental para o bem-estar, nosso e do planeta!