Notícias

A importância do contato com a música

14 de Abril de 2021

  • Naturalidade: como inserir a música na vida dos pequenos
  • A convivência com a música e sons diferentes é super positiva desde a gravidez e também durante a infância, pois estimula várias áreas do desenvolvimento das crianças, e esse contato pode ser iniciado de forma natural, em casa mesmo, por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, como cantigas de roda, pequenos desafios ou até um karaoke caseiro, sem medo de fazer barulho ou de desafinar!

    Para ajudar nesse processo, hoje em dia muitos brinquedos e programas educativos voltados para bebês e crianças pequenas emitem sons ou contam com músicas para ensinar, entreter e divertir os pequenos. Com o tempo, você também pode incentivar aulas de música ou de algum instrumento, que estimulam a criatividade e o conhecimento lógico das crianças.

  • Os benefícios da música para as crianças
  • Quando a criança tem contato com a música, seja ouvindo ou interagindo mais ativamente com esse universo, ela pode desenvolver algumas características próprias com mais facilidade, como fala, dicção e coordenação motora, entre outras que podem acompanhá-la por toda a vida. Olha só:

    Desenvolvimento físico: Ao pular no ritmo da música, tocar instrumentos de corda, percussão ou seguir os ritmos de uma música por meio da dança, a criança se exercita por meio de uma brincadeira ativa e divertida.

    Atenção e disciplina: No momento em que uma criança está participando de uma atividade, precisa de atenção para conseguir cumprir o que foi proposto. Se há uma atividade em grupo, se ela vai cantar sozinha um trecho da música ou tem seu próprio solo instrumental em uma apresentação, precisa estar focada para conseguir realizar a ação.

    Criatividade: Um dos principais pontos positivos da música para qualquer idade! A criança aprende, de forma natural, a criar danças, cantar com seu próprio ritmo, tocar a música de uma forma totalmente original, fazer paródias improvisadas com coisas que fazem parte do seu dia-a-dia, etc., tudo de um jeito bem divertido que aos poucos vai ficando melodioso!

    Conhecer novas culturas: A música é universal e pode ser expressada de muitas formas, dependendo da cultura onde está inserida. Trazer essas diferenças e criar essa proximidade é ótimo para as crianças, que passam a ter contato com o folclore e costumes de outros povos, desenvolvendo empatia e consciência de mundo – um verdadeiro intercâmbio cultural!

    Expressão de sentimentos: Junto com a música, vem o desejo de mexer o corpo, acompanhando o ritmo, e assim a criança vai aprendendo as primeiras formas de se expressar usando o corpo. Demonstrar o que sente ao ouvir a música, cantar ou realizar movimentos como bater palma, tudo isso ajuda a criança a se expressar melhor.

    Linguagem e vocabulário: Quando uma criança ouve ou canta uma música, ela vai aprendendo novas palavras. Mesmo quem ainda não está alfabetizado vai adquirindo elementos que serão úteis para a formação de frases e textos coerentes no futuro. As músicas infantis, por exemplo, ajudam as crianças a entenderem o significado das palavras, principalmente por meio de rimas, frases ou sílabas repetitivas. A dicção também pode ser aprimorada, além da respiração e entonação da voz.

    Coordenação motora: Você pode até achar um exagero, mas só o fato de a criança conseguir segurar um instrumento sozinha já é uma forma de ela desenvolver e exercitar a capacidade de usar os músculos do corpo, além dos movimentos de braços e pernas.

    Memória e raciocínio: A música é capaz de desenvolver algumas áreas do cérebro melhor do que qualquer outra linguagem. Para improvisar ou para afinar um instrumento, por exemplo, é preciso lembrar o som da nota. Já para aprender ou cantar uma música é necessário exercitar a memória sequencial. Além disso, elementos presentes na música, como o timbre, tempo e tom, acabam exercitando várias áreas do conhecimento enquanto a criança se diverte brincando.

    De um jeito ou de outro, todo mundo gosta de música. As melodias fazem parte da nossa vida, ajudam a determinar nossos gostos, nosso estilo e até a moldar nosso caráter. Nunca se esqueça de que cabe a você oferecer opções, orientar e também respeitar o gosto que seu pequeno vai desenvolver com o tempo.

    A musicalização pode ser feita com bebês de um ano até crianças de 10 anos, pois depois disso elas são direcionadas a aprofundar os conhecimentos que já têm, como as matérias da escola, por exemplo. Cada faixa etária deve ser estimulada com tipos diferentes de atividade; o importante é a criança se divertir enquanto aprende e se desenvolve por meio da música!