Notícias

A importância da conversa desde o início da infância

06 de Maio de 2022

Nesse mundo atual em que todos têm tantas opiniões sobre tudo, você concorda que o bom diálogo é essencial para a gente manter os vínculos com as pessoas à nossa volta, né? Mas, e quanto aos pequeninos? À primeira vista, a ideia de conversar com eles nos parece estranha, porque, naturalmente, eles não vão nos responder como um adulto faria – mas, ainda assim, essa prática é super importante para a família e também para o amadurecimento da criança, por isso é o tema do post de hoje!

Por que conversar com os pequenos?

Talvez eles não te respondam com clareza, talvez façam apenas alguns barulhos em resposta à sua tentativa de conversar, mas não desista! Todo esse processo de diálogo com crianças até os três anos de idade pode fazer diferença na vida delas, afinal, estamos falando de estimular a linguagem e a comunicação.

As crianças que desenvolvem bem seu vocabulário e habilidades de comunicação na Primeira Infância têm mais chances de evoluir bem esses pontos quando atingirem a idade escolar, o que pode significar maior chance de sucesso também lá na frente, na vida profissional e social. Sabemos que o vocabulário pode ser aperfeiçoado também por meio da leitura, mas infelizmente nem todas as crianças têm acesso a livros adequados para sua idade – e isso torna a conversa com os pais ainda mais fundamental, para que o pequeno aprenda novas palavras e conceitos a partir da convivência em família!

Ah! Vale ressaltar que não é só a quantidade de palavras que importa, mas também a qualidade. Crianças que ouvem muitas palavras negativas não serão beneficiadas por isso, certo? A conversa deve transmitir sempre bastante carinho e tranquilidade, para a criança ficar bem à vontade ao começar uma interação.

Dicas para começar a praticar a conversa com os pequeninos

Acredite: quanto mais você conversar com as crianças pequenas, menos estranho será, principalmente porque elas logo vão começar a interagir com você, resultando em momentos inesquecíveis de carinho e aprendizado! Temos algumas dicas para te ajudar a quebrar o silêncio:

Fale bastante: Sim, essa é a regra principal. Fale sempre com a criança, usando o máximo de palavras diferentes que puder. Descreva o que está acontecendo, como “Olha, o papai chegou!” e também o que estiver fazendo, por exemplo, ao trocar a fralda, ao dar banho e ao trocar as roupas, apontando o nome dos objetos para o bebê.

Seja paciente: À medida que seu filho aprende a falar, dê sempre um tempinho para ele encontrar as palavras certas para expressar suas ideias, e realmente ouça quando ele falar. Por exemplo, tente não terminar as frases para ele e verifique se ele já terminou antes de começar a falar. Isso envia a mensagem de que o que ele tem a dizer é importante; ele vai se sentir orgulhoso do respeito que você demonstra por ele e vai se empenhar cada vez mais em uma boa comunicação.

Leia com a criança: A leitura é a melhor maneira de aperfeiçoar o vocabulário, além de apresentar os pequenos a novos mundos e infinitas histórias. Por isso, vale a pena separar aquele horário todos os dias antes de dormir para a leitura de histórias!

Diminua as distrações: Desligue a televisão, o computador e deixe o celular bem longe. Esteja realmente presente para conversar com seu filho – e não perca nunca esse hábito!

Deixe a criança se comunicar: Mesmo que o pequenino ainda não tenha desenvolvido habilidades de fala, ele com certeza vai reagir à conversa dos adultos, seguindo com o olhar, virando a cabeça na direção de quem fala, e, depois de um tempo, com gargalhadas, olhos arregalados e vários barulhos que você não vai entender. Quando chegar nessa fase, ele já estará quase pronto para começar a falar, e todo esse processo deve ser incentivado!

Interaja de verdade: Proponha uma brincadeira, brinque junto com o pequenino e aproveite esse momento para conversar enquanto ajuda na atividade, seja a montagem de um quebra-cabeça, o faz-de-conta com bichinhos de pelúcia ou um desenho para colorir.

Use o idioma corretamente: Quando falar com a criança, procure usar as palavras corretamente e usando a pontuação adequada para a sua frase fazer sentido naturalmente. Parece uma orientação estranha, mas a verdade é que geralmente falamos muito rápido e deixamos de dar atenção para essas coisas. Para as crianças pequenas que estão tendo o primeiro contato com o idioma, porém, é importante que ele seja apresentado da forma correta.

Ofereça um papo interessante para as crianças: Perceba as coisas de que seu filho mais gosta ou preste atenção no que ele está interessado no momento, então faça uma pergunta ou um comentário para instigar ainda mais a curiosidade e o desejo dele em se comunicar. Por exemplo, na hora do banho, você poderia dizer: “Isso é um patinho? Olha só, o patinho está nadando! Para onde será que ele vai?”

Com o tempo, repita palavras e frases: As crianças aprendem muito pela repetição, e isso também vale para o que estão ouvindo; por isso, ajude o pequeno a entender algumas palavras e frases repetindo-as. Poemas, rimas e canções infantis são ótimas para isso.

Quando começar a conversar com bebês?

Está ansioso/a para começar a colocar essas dicas em prática? Então comece o quanto antes!

Os bebês absorvem uma grande quantidade de informações sobre as palavras e o ato de conversar desde o nascimento, apenas ouvindo você falar com outros adultos, então pode sim conversar com o pequenino sempre que tiver vontade – inclusive quando ainda estiver na barriga da mamãe, pois ouvir a sua voz aqui fora vai manter o pequeno mais calmo, além de criar um laço afetivo entre vocês.

A conversa é a chave para o sucesso de qualquer relação, seja de casal, familiar ou entre pais e filhos, então vamos estimular esse hábito em nossos lares o máximo possível, sempre pensando no melhor para nossas crianças!