Notícias

A importância da alimentação saudável para crianças

22 de Janeiro de 2020

A alimentação é muito importante para a saúde, o crescimento e o desenvolvimento das crianças, além de prevenir várias doenças e problemas no futuro. Por isso, o prato dos pequenos deve ser sempre o mais variado, saudável e colorido possível. Sabemos que não é uma tarefa fácil incentivar o consumo de legumes e verduras, mas os benefícios para a saúde valem o esforço!

Qual a idade certa para começar a incentivar uma alimentação nutritiva?

Até os dois anos de idade, é recomendado que o leite materno possa estar presente na vida da criança, mas, a partir dessa idade, a alimentação dos pequenos torna-se mais parecida com a da família.

Pré-escolares (2 a 6 anos): Nessa fase, a criança ainda está formando seus hábitos alimentares. Ela deve ser estimulada a participar das refeições com a família e experimentar todos os sabores.

Escolares (7 a 10 anos): Durante o período escolar, a criança está em fase de maior socialização e independência dos pais e da família. Aproveite esse sentimento de liberdade para reforçar a responsabilidade da criança em escolher e consumir aimentos mais saudáveis, conforme a educação que recebeu em casa.

Dicas para incentivar as crianças a criarem hábitos mais saudáveis

    ·A alimentação deve ser bem variada, dividida ao longo do dia, de forma bem colorida;

    ·As crianças devem consumir produtos lácteos ou leite pelo menos três vezes ao dia;

    ·Apresente os alimentos no prato de forma criativa, formando imagens coloridas e divertidas, que podem despertar o interesse pela alimentação;

    ·Crianças geralmente não gostam de beber água, por isso esse hábito deve ser muito incentivado;

    ·Incentive também o consumo de todos os tipos de frutas, sejam puras, em sucos ou vitaminas.

O melhor cardápio para uma família saudável

O ideal para a saúde dos filhos e da família é que a comida seja preparada em casa, utilizando, sempre que possível, uma variedade de frutas, verduras e legumes frescos. Alimentos industrializados, como biscoitos e salgadinhos, têm muito açúcar, calorias, conservantes e produtos químicos, que prejudicam a saúde e não são adequados para ninguém, muito menos para as crianças, que estão em fase de desenvolvimento, por isso devem ser evitados ou consumidos com moderação.

A higiene dos alimentos é muito importante!

Todo alimento que for preparado deve ser higienizado com cuidado, assim como os utensílios e as mãos que vão preparar e consumir a comida. Não adianta uma refeição super nutritiva e saudável se a higiene não for bem feita, porque podemos acabar consumindo bactérias e fungos que vão prejudicar nossa saúde.

Dicas gerais, para toda a família!

    ·Caprichar no consumo de frutas e verduras;

    ·Consumir o mínimo possível de doces, gorduras e frituras;

    ·Realizar três refeições principais e um lanche por dia;

    ·Comer com calma e nunca na frente da TV;

    ·Fazer alguma atividade física com frequência.

Ao contrário do que muitos pensam, manter hábitos saudáveis não significa consumir coisas caras ou de difícil acesso. Fazem parte de uma alimentação balanceada a maioria dos alimentos que consumimos no dia-a-dia, como feijão, arroz, trigo, frutas, legumes e verduras. O consumo desses alimentos em porções adequadas todos os dias é o suficiente para que a família toda tenha uma vida mais saudável e as crianças possam se desenvolver melhor, alcançando todo o seu potencial!