Notícias

A história do Jeans

30 de Agosto de 2019

ocê já conhece a linha Denim de Milon? São peças modernas e cheias de charme, para todos os gostos, fabricadas com um dos tecidos mais queridos do mundo. Conheça um pouco mais sobre a história e a evolução do jeans, que hoje se tornou um companheiro para todas as horas!

A ORIGEM “FRANCESA” DO JEANS

O jeans não surgiu, de forma propriamente dita, na França. Porém, no ano de 1792, foi fabricado, pela primeira vez, na cidade de Nîmes, no sul da França, o denim, tecido robusto e durável, que viria a ser a matéria-prima para os jeans de hoje, e que dá nome à linha da Milon. O nome do tecido “denim”, inclusive, faz referência à cidade, já que é uma redução de de Nîmes”, sendo conhecido como o tecido característico da cidade francesa. Vale ressaltar que o denim francês do final do século XVIII era muito diferente do atual, inclusive não era tingido de azul, sendo uma peça mais refinada, constituída a partir de seda e lã.

O uso da palavra “jeans”, no entanto não vem da França, e sim da Itália. A cidade de Gênova foi invadida e anexada pela França e, com as transações comerciais trazidas pelo novo Império, o denim chegou até os trabalhadores locais. Os genoveses tinham o costume de chamar “genes” às suas calças de trabalho; a expressão acabou por se transformar em “jeans”, e assim se espalhou pelo mundo.

COMO O JEANS SE TORNOU POPULAR?

Por ser um tecido robusto e durável, sem necessitar de grandes cuidados no seu uso, o jeans era utilizado principalmente em roupas para trabalhos no campo e pelos marinheiros italianos que trabalhavam no porto de Génova.

Durante a corrida ao ouro, na Califórnia de 1853, havia um jovem alemão chamado Levi Strauss, que vendia lona para as carroças dos mineiros, e percebeu que as roupas dos operários não eram adequadas para o desgaste que sofriam. Ele resolveu então procurar um tecido que fosse ao mesmo tempo resistente, durável, flexível e confortável de usar. Procurando na Europa, acabou adotando o tal “tecido de Nimes”, feito de algodão sarjado. O primeiro lote das calças tinha como código o número 501, que se tornou o modelo mais famoso e clássico da Levi Strauss.

Com o passar dos anos, as calças jeans foram sendo melhoradas. Em 1860, foram acrescentados os botões de metal. Em 1886, a etiqueta de couro no cós das calças. Já a cor azul índigo, tão popular nos jeans atuais, só começou a ser utilizada em 1890, e os bolsos traseiros apareceram apenas em 1910.

A popularidade mundial dos jeans apenas começou por volta da década de 30, através de filmes de sucesso que retratavam os famosos cowboys americanos. Mas foi em 1950, quando o ator americano James Dean passou a adotar as calças jeans como vestimenta, que a peça se tornou famosa. Representando a rebeldia da juventude, ele passou a usar a calça jeans como símbolo, já que, até então, as peças eram exclusivas de operários e mineradores, a classe mais baixa da sociedade na época. Desde então, a peça se tornou uma das mais populares do mundo.

Em pouco tempo, a calça jeans começou a se tornar uma peça “mais aceitável” de roupa. Nas décadas seguintes, mais e mais pessoas passaram a usar o jeans. Jaquetas, calças, macacões, saias e outras peças lançaram moda por todo o mundo, principalmente por causa das telas do cinema e dos palcos de música.

Hoje, o jeans aparece em todo lugar, representando coisas diversas para consumidores diferentes, e agora está aqui na linha Denim, apresentando toda a versatilidade do jeans com o toque clássico e moderno da Milon!

Clique no link bit.ly/ClubeMilon-bio e saiba onde comprar.