Notícias

15 de julho: o que celebramos no Dia do Homem?

15 de Julho de 2021

A origem do Dia do Homem

A ideia original de criar uma data para os homens iniciou na Rússia, com o ex-presidente Mikhail Gorbachev, como iniciativa para relembrar a história dos grandes homens do país. Hoje, o dia dedicado aos homens é celebrado em datas diferentes no Brasil e em vários outros países. Aqui, a lembrança acontece em 15 de julho, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) tem reservado o dia 19 de novembro.

No Brasil, a ideia de celebrar essa data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores e aprovada em 1992. Desde então, o dia 15 de julho vem ganhando cada vez mais destaque como Dia do Homem, principalmente entre autoridades, grandes empresas e instituições especializadas na saúde masculina.

Como se tratava do tema da saúde e bem-estar dos homens, que era pouco explorado, um médico de Trinidad e Tobago propôs essa ideia à comunidade internacional. Assim, em 1999, foi instituído o dia 19 de novembro para dar destaque a esse objetivo tão importante.

É por isso que celebramos em uma data especial em relação ao resto do mundo, porque nossa comemoração é mais antiga do que a data global definida pela ONU.

A importância do Dia do Homem

Assim como acontece na data dedicada às mulheres, o Dia do Homem tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as características, problemas e situações próprias do sexo masculino, assim como realçar o papel dos homens na família e na comunidade.

Em relação à saúde, existem várias doenças que são próprias do sexo masculino e muitas vezes são esquecidas ou negligenciadas pelos próprios homens. Entre elas, o câncer de próstata é a mais perigosa e infelizmente ainda envolve muitos tabus, mas outros problemas, principalmente causados pelo consumo excessivo de cigarros e bebidas, também são colocados em debate.

Nos dias de hoje, cada vez mais campanhas vêm sendo feitas em muitos países com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância de cuidarem do seu próprio corpo e de sua saúde física e mental.

A data também é importante para que possamos observar e conversar sobre a realidade do homem contemporâneo, afinal, sabemos que os homens de hoje já não seguem aquele padrão de comportamento dos seus pais e avôs, nem na família, nem no trabalho e nem com os amigos. O Dia do Homem é, assim, uma ótima ocasião para ressaltar as coisas boas que vieram com essa recente transformação.

Outro pilar dos debates no Dia do Homem diz respeito à igualdade entre os gêneros masculino e feminino, principalmente falando sobre a forma como ambos se relacionam, a triste existência de condutas machistas em pleno século XXI e também não fechando os olhos para o feminismo radical, que muitas vezes acaba por diminuir o papel dos homens na família, na vida social e profissional – essa discussão, na verdade, é de suma importância em qualquer dia do ano.

Neste dia dedicado aos homens, agradeça pela presença e influência positiva dos homens que fazem parte da sua vida. Eles merecem receber amor, mimos e gratidão da família que ajudaram a cultivar!

A equipe Milon deseja paz, saúde e felicidade a todos os homens pelo seu dia!